Você pode não estar muito familiarizado com o nome do seguro de responsabilidade civil, mas provavelmente já ouviu falar sobre o seguro contra terceiros. Comum em coberturas de seguros de automóveis, esta modalidade vai te proteger financeiramente em situações que fogem ao seu controle e acabam prejudicando outra pessoa. O seguro serve para indenizar esta outra pessoa.
Para exemplificar, pense em um acidente de trânsito com um carro colidindo contra o outro. Uma pessoa é responsável pela batida, mas o veículo do outro envolvido ficou danificado. Quem provocou o acidente deve arcar com o prejuízo. É aí que entra o seguro contra terceiros, que vai garantir a indenização de acordo com o valor contratado na apólice.
Vale lembrar que nestes casos o seguro contra terceiros só é possível se o dano foi causado pelo veículo segurado. Caso o proprietário tenha causado algum outro tipo de acidente, sem envolvimento do veículo segurado, o seguro contra terceiros não é acionado. Nestes casos, é possível contratar o serviço separadamente, sem vínculo com o carro.
Por que contratar o seguro de responsabilidade civil?
O seguro pode ser contratado por pessoas físicas e jurídicas. No caso de pessoa física, ele é particularmente indicado a profissionais liberais e autônomos, já que, por meio do trabalho, pode haver algum acidente que cause danos a outra pessoa. Além destes perfis de segurados, a cobertura pode ser acrescentada a outros seguros de pessoa física, como automóveis, residencial e condomínio.
Para pessoa jurídica o seguro pode ser ainda mais importante, pois protege a empresa de eventuais indenizações que precisem ser pagas a clientes e colaboradores, por exemplo.
Quais são as principais coberturas?
A cobertura de responsabilidade civil pode abranger consequências de danos materiais, corporais ou morais que o segurado possa causar a terceiros. O reembolso acontece quando o segurado é responsabilizado por causar prejuízos a terceiros, o que pode incluir tratamento médico e até pensão vitalícia para a família da vítima.
São diversas as coberturas, assim como são muitas as possibilidades de sinistro. Na responsabilidade civil para pessoas físicas, existe a modalidade familiar, que cobre danos e prejuízos involuntários causados pelo segurado ou por seus familiares, mesmo fora de sua residência. Um exemplo seria, durantes as compras no supermercado, o seu filho derrubar uma prateleira de vinhos caros.
Por isso, o ideal é se informar sobre os tipos de indenização que costumam ser pagas na sua situação, seja como pessoa física ou jurídica. Fale com um dos corretores da PBS e contrate hoje mesmo esta proteção.