Evite imprevistos na estrada com a manutenção preventiva

6 dicas para deixar a sua casa mais segura nas férias
5 de dezembro de 2016
seguro animais de estimação
Seguro de vida pode proteger animais de estimação
23 de janeiro de 2017

Vai viajar de carro nas férias? Então previna-se contra acidentes, falhas mecânicas e outros contratempos que podem estragar a sua viagem. O primeiro passo é contar com um seguro de automóvel, para ter a certeza de que você estará amparado caso algo aconteça. Se você ainda não tem seguro, clique aqui e faça uma simulação no nosso site.

Mas para evitar imprevistos com o carro também é fundamental fazer uma revisão completa do veículo antes de pegar a estrada. Confira abaixo alguns itens que você deve prestar atenção na hora da revisão:

 

Pneus

– Observe a existência de bolhas e, se for o caso, troque o pneu para evitar explosões em altas temperaturas.

– Veja se há desgaste na banda de rodagem, também conhecido como pneu careca. Se o desgaste for desproporcional, pode haver desalinhamento da suspensão ou pressão inadequada no pneu por longos períodos. Os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm. Pneus desgastados têm menos aderência à pista e estão mais propensos à aquaplanagem em dias chuvosos.

– Ajuste a calibragem dos pneus de acordo com número de passageiros e com a bagagem que será carregada.

– Lembre-se do estepe. Se você precisar trocar um pneu, ele deve estar em condições perfeitas de funcionamento.

 

Rodas

– Veja se as rodas possuem partes amassadas, isso pode provocar pressão nos pneus e fuga de ar, comprometendo a segurança do veículo.

– Faça alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas. Isso pode ser identificado com vibrações no volante, pneus cantando, rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo.

 

Acessórios

– Verifique se triângulo, macaco e chave de roda se encontram dentro do carro. Eles são imprescindíveis para uma eventual troca de pneu. Além de verificar se eles estão no carro, garanta que cada um deles funciona corretamente.

 

Fluidos

– É preciso lembrar que em viagens é exigido um esforço maior do veículo do que na área urbana, por isso, verifique nível e validade de todos os fluidos e filtros do carro.

– Veja se há algum vazamento e se o prazo de troca de filtros e fluidos está próximo. Se for o caso, antecipe-se e troque antes de pegar a estrada.

 

Sistema elétrico

– Principalmente para lâmpadas e faróis. Quando for viajar, não se esqueça de deixar as luzes acesas em rodovias mesmo de dia, para garantir melhor visibilidade do seu veículo e evitar acidentes.

– Observe também se a bateria está carregada e funcionando corretamente.

 

Sistema de limpeza de vidros

– Cheque o nível do reservatório de limpeza de vidros.

– Observe o estado das palhetas. Se estiverem ressecadas elas podem até prejudicar a visibilidade através do para-brisas.

– Limpe bem os vidros no dia da viagem, pois a poeira reflete a luz e dificulta a visibilidade.

 

Checklist

Para facilitar, confira abaixo uma lista dos principais itens que precisam ser verificados durante a revisão preventiva:

– Água da bateria;

– Água do limpador de parabrisas;

– Extintor de incêndio;

– Filtro de ar;

– Filtro de óleo;

– Fluido de freios;

– Fluido da direção hidráulica;

– Fluido radiador;

– Óleo de câmbio;

– Óleo do motor;

– Palheta de limpeza dos vidros;

– Pressão pneus;

– Vaselina na bateria.

manutenção veículo

Os comentários estão encerrados.